Páginas

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Um bocadinho de mim!!!

Já ando para vos contar isto há bastante tempo, mas ainda não tinha tido oportunidade ou vontade, mas cá vai! 
Quem já se deu ao trabalho de ler este blog desde o inicio deve ter reparado que até Setembro de 2011 eu não falava em perder peso, ou melhor falava levemente, mas não era uma prioridade! Comecei este blog porque sempre gostei de escrever, e mesmo que sejam só futilidades sempre me fez bem escrever, libertava-me, e continua a fazê-lo!

Devido a um problema de saúde, tomei uma medicação que me fez aumentar o apetite, tenho-me vindo a aperceber que realmente comia mais do que devia, nem era tanto as coisas que comia, mas as quantidades às refeições, realmente comia de mais!E para além de me ter aumentado o apetite, a medicação aumentou a retenção de líquidos e também a absorção de tudo o que comia, porque durante a toma da medicação a tiróide trabalhava mal! Em 1 mês mais ou menos aumentei cerca de 10 ou 11 quilos! Isto em maio de 2010... Deixe-me andar, tentava controlar-me mas depois vinham umas ferias e voltava  tudo ao mesmo... Em Junho de 2011 cheguei a pesar 71 kg's, mas fui de férias uma semana e vim com 74 kg, além da comida, em férias o meu corpo não funciona e eu retenho tudo! 
Em Agosto vim das férias com 76,5 kg, assustei-me, nunca tinha visto um numero tão grande, mas o pior foi quando voltei ao trabalho. Trabalho no primeiro andar e nunca uso o elevador, e tenho por habito subir as escadas quase a correr...Mas em Setembro não conseguia, sempre que o tentava fazer ficava a abafar, nunca tido essa sensação e acho que isso me eu o click de que precisava mudar! O facto de não ter fôlego para subir as escadas foi o meu click! Subir ou descer escadas a correr nunca me custou, em casa dos meus pais então isso era o que acontecia todos os dias, várias vezes seguidas às vezes!
Outra coisa que me fui apercebendo é que lentamente deixei de andar de saltos altos, que sempre usei sem qualquer dificuldade, porque sentia-me muito cansada quando os usava, as minhas pernas e costas não suportavam o meu peso! Mais uma prova de que me fui habituando à minha imagem, sem me aperceber! Cheguei ao ponto em que nada do que tinha me servia, os vestidos ficavam horríveis, as calças, na sua maioria não serviam, as camisas ficavam demasiado apertadas,os blazers não serviam nos braços... Mas eu comprava umas calças simples com mais um numero casacos de malha básicos que não deixassem ver os pneus!
Outro click foi que uma vizinha, amiga de infância, casou em Setembro e eu fui, e ia toda contente, não fosse o facto de me detestar ver como vestido que tinha comprado, LINDO, mas que em mim ficava horrível, senti-me muito envergonhada, porque estava mesmo tipo baleia dentro de um aquário! Tirei fotos com os noivos e quando vi as fotos assustei-me, aquela não era a minha cara, parecia que tinha sido insuflada! as pernas estavam horríveis, nem sei descrever o que senti! 
Marquei então minha primeira consulta para a minha actual nutricionista e a partir daí devagar, devagarinho, tenho perdido peso, tenho gostado de voltar a vestir uma ou outra peça, e sim já consigo subir escadas a correr sem parecer que vou ter um ataque! Para além de que como sem culpa, e aproveito melhor a vida!

Confesso que só a pouco tempo me apercebi de que me andava a "matar" aos bocadinhos, que a minha mãe tinha razão quando dizia que eu tinha de cuidar mais de mim, que devia voltar a ser vaidosa, a gostar de me ver ao espelho e a comprar a roupa que me apetecia, apesar de sempre ter tido uma panca com comprar calças, foi sempre o meu ponto fraco! Até agora eu não tinha essa consciência, estava numa de deixa andar, se emagrecer emagreci, senão emagrecer que se lixe! Mas agora não, o objectivo é chegar aos 55 kilos até ao final do ano! Mas é também ter o colesterol nos 190 e conseguir correr 20 minutos seguidos! Será que vou conseguir? Acredito que sim, que sou capaz... Depois de me ter apercebido que eu estava a levar a vida pelo lado errado acho que tudo é possível!


13 comentários:

Rumo aos 30 disse...

Olá Filipa. Gostei muito de saber mais sobre ti. Foste muito sincera e nota se que gostas de escrever pq eu tb gosto mt de ler o q escreves! :)
Acho q fizeste bem em "acordar" e decidir mudar a tua vida! E mesmo isso q falta a tanta gente: coragem para dar o primeiro passo e forca para aguentar os outros. Ainda podes ter uma longa batalha pela frente mas pensa q cada dia será uma vitoria para encontrares o teu antigo eu. :) fico mto contente por poder acompanhar este teu percurso! Tenho a certeza q todas as tuas calcas e vestidos vao voltar a ficar te optimamente bem! És um exemplo e uma inspiração, nunca te esqueças disso!! :)
Beijinhos

Rumo aos 30 disse...

Olá Filipa. Gostei muito de saber mais sobre ti. Foste muito sincera e nota se que gostas de escrever pq eu tb gosto mt de ler o q escreves! :)
Acho q fizeste bem em "acordar" e decidir mudar a tua vida! E mesmo isso q falta a tanta gente: coragem para dar o primeiro passo e forca para aguentar os outros. Ainda podes ter uma longa batalha pela frente mas pensa q cada dia será uma vitoria para encontrares o teu antigo eu. :) fico mto contente por poder acompanhar este teu percurso! Tenho a certeza q todas as tuas calcas e vestidos vao voltar a ficar te optimamente bem! És um exemplo e uma inspiração, nunca te esqueças disso!! :)
Beijinhos

Fashionista disse...

ADOREI o teu post! Parabéns pelo esforço! Já passei pelo mesmo e quando tiveres menos forças lembra-te que não queres voltar atrás!

lena disse...

Olá Filipa.
Gostei muito de ler o post e conhecer um pouco mais da sua história. Também já passei por uma situação semelhante e devido a uma medicação ter engordado imenso. Também passei por uma fase de não querer saber e o famoso cansaço por tudo e por nada. Mas é bom quando tomamos consciência que é necessário mudar porque uma dieta começa na força de vontade. Por isso vai conseguir os objectivos. Por isso força...
Beijinhos grandes

Ser Saudável... Sim! disse...

Claro que vais conseguir Filipa. O mais importante tu já fizeste, que foi reconhecer que não estavas a ir pelo caminho certo.
A minha mãe teve um problema semelhante ao teu, teve uma depressão há uns anos e os medicamentos fizeram-na engordar muito. Também está a tentar mudar aos poucos.
Beijinhos

Joana (Palavras que enchem a barriga) disse...

Olá :)

Antes de mais tenho vindo para te dizer uma coisa: o meu pai trabalha no mesmo que tu ;) Posto isto, cá vai o meu comentário:

Que medicamento tomaste? É um facto que há medicamentos que fazem isso, e que muitas vezes as pessoas nem se apercebem. Quando eu decidi perder peso foi precisamente numa situação dessas como a que descreves, quando vi fotos minhas (no meu caso, de uma viagem) e pensei 'hmm nesta foto estou gorda', 'nesta também', 'nesta também', e assim sucessivamente até ter percebido que o problema não era bem das fotos ;)

O que interessa é que percebeste que havia um problema e estás a esforçar-te para o mudar equilibradamente e com calma ;) E vais conseguir, eu acredito que sim :)

Beijinhos!

Luciana disse...

Por vezes, os clicks vêm quando menos se espera, mas são um mal necessário!
Chegares aos 55kg é possível com empenho na alimentação e esforço no exercício :)É importante quando compreendemos que não é só uma questão de peso, mas de saúde.
Beijos

Lilith disse...

infelizmente muitas vezes andamos com os olhos fechados porque é mais fácil do que encarar a realidade...até se tornar demasiado mau! tu consegues, sim :) acredita e cuida cada vez melhor de ti!
beijos :)

Pérola disse...

Querida Filipa,
Não é uma história fácil. Mas, mostraste-te uma menina forte e isso nota-se na tua conversa. És uma inspiração e um modelo.
Continua!
Beijo.

lovely.alter.me disse...

Olá Filipa!!! Cheguei até ti através do teu comentário ao desafio que eu lancei! Gostei imenso desta tua partilha, por vezes deixamos andar (eu mesma o fiz)... até que há um click! Vamos conseguir e tu vais conseguir! Tenho a certeza! Uma beijoca!~

Ps - vou começar a seguir-te!

Bjs

Anónimo disse...

Gostei muito do teu textos, e revi-me muito nele, mas eu acho que passei a vida toda no deixa andar, e a habituar-me a ser sempre a mais gorda do grupo de amigos, a mais feia, e a mais maria-rapaz.
E é como tu dizes, tem de haver os clicks.

E claro que vais conseguir!!!! aposto que sim!!!

Beijinhos grandes e força!!!! :D ****
e aguardo a historia. :D
Obrigada pelo apoio!!!

Lily disse...

O problema do peso não é ter uns pneus aqui e acolá, é mesmo a questão da saúde e a pessoa não gostar de se ver ao espelho. Acima de tudo, temos de gostar de nós. Se chegaste a um ponto em que viste que não podias continuar assim, tomaste a atitude certa e com o tempo, vais conseguir alcançar aquilo que desejas :)

Anónimo disse...

É a primeira vez que venho ao teu blog e fiquei surpreendida por aquilo que li. Nota-se que agora tens força de vontade para mudar e isso é muito bom! Só espero que essa força continue, não por causa do aspecto físico mas também por causa da saude.

Beijo
Alice